segunda-feira, novembro 29, 2004

Este mês ficas sem mesada!

É com enorme tristeza que me dirijo hoje a vós, infelizmente esta realidade começa a ser parte integrante não só do meu quotidiano, como também da rotina do português comum.
Mais uma vez ao folhear o jornal, área da educação mais especificamente, deparei-me com uma notícia que de tão absurda meus amigos até aparece falta de educação. O Sr. Sistema volta a fazer das dele e desta vez, com muita surpresa minha não é Morais Sarmento que empunha a espada da incompetência, mas sim Bagão Félix e o seu fiel escudeiro, o Director geral do orçamento, na cruzada contra as boas condições económicas, perdão, em prol dos 3%.
Desta vez os prejudicados não são nem a imprensa nem os jornalistas como é hábito desta república das…… (ia dizer bananas mas longe de mim querer ofender o fruto), o que francamente me surpreende. Desta vez os visados foram os politécnicos que viram sobrar para si a ultima bala desta roleta russa a que o eufemismo chama de governo. O que se passou foi que o Ministério das finanças optou pela redução das verbas transferidas aos politécnicos a uma amostra daquilo que estava previsto no orçamento para este ano, sem ter em linha de conta as alterações provocadas pelo pagamento de bolsas, projectos de investigação, obras com apoios comunitários ou mesmo dinheiro destinado aos subsídios de Natal. Será que o Sr. Ministro tem noção que ao contrario dele mesmo há muito português que depende não de uma estatística orçamental mas sim de um salário (mesmo que vergonhoso como o salário mínimo nacional) para viver? Acho que não. Será que o Sr. Ministro tem noção que o não pagamento das bolsas iria levar alguns dos estudantes a terem de desistir daquilo porque batalham há anos, a sua formação, instrução e futuro.? Acho que não. No entanto para que não me tomem como hipócrita, aproveito a deixa e digo-vos também que a semelhança das pensões, reformas e outras existem muitas bolsas que, na minha opinião pessoal, são atribuídas levando em conta, não os valores que se justificam mas sim a cavalagem do novos VW Golf TDI que gentilmente se estacionam no parque das universidades, institutos e residências .
Voltando ao tema das reduções (não estou a falar do Golf) o CCISP resolveu adiar o plenário agendado para hoje 29-11-2004 em prol das boas negociações, portanto porte-se bem Senhor Ministro, cuidado, não vá chumbar a esta cadeira.
Já agora, uma vez que está preocupado com a educação preocupe-se com a Escola Superior de Educação de Coimbra, que tal como a sua politica se encontra degradada e suja.
Em jeito de reticencia mas na forma de palavra findo com uma pergunta. Sr. Ministro onde estão os seus 3% de competência ?
Posted by Hello

1 comentário:

Ricardo disse...

É de facto de lamentar o que se passa no nosso cantinho à beira mar plantado chamado de Portugal... Tantos feitos heróicos, tantas batalhas, tantas mortes por esses oceanos e por esses montes fora para em 2004 chegarmos a isto... cada vez mais se houve dizer que nada tudo doido, que anda tudo stressado, que anda tudo fora de si!... De facto esta deve ser a doença ou as doenças deste século que até já afectam os Ministros. Aliás não se esqueçam que há bem pouco tempo o Sr. esteve internado com níveis de stress altíssimos... Aqui entre nós o internamento deve ter-lhe afectado o cérebro... sim o cérebro, a máquina do pensamento... pois nenhuma cabecinha sã faria o que o Sr Dr. Bagão anda a fazer... Poupem-me por favor... quero que o defice vá para um sítio que eu cá sei... o que interesse um mero número - o 3 - se ao contrário há pessoas a passar fome, pessoas sem emprego, com reformas paupérrimas que mal chegam para pagar os medicamentos.... De facto o Sr Ministro (vénia) passou-se de vez... Deve achar que ainda são poucos os que estão na penúria, graças às suas políticas, e ainda pretende deixar de pagar aos funcionários do ensino superior, aos docentes, aos alunos, etc etc... A educação meus senhores, a educação tratada desta forma... é caso para dizer Sr Ministro nesta cadeira chumbou mesmo e com zero... Sinceramente já nem sei que pensar com as últimas que nos chegam do governo... já se fala em dissolução do parlamento,,, ministros é vê-los chegar e vê-los sair... é um vai vem que nos valha"... enfim... esperemos que não seja nada e que o sr ministro se esqueça do tão falado n.º 3 e se preocupe com outas coisas mais importantes como a educação, a qualidade de vida, e outras coisas que tais...´
Muito mais haveria a dizer, mas hj ficarei mesmo por aqui... :-) ou melhor :-(